Os 3 pilares da Sustentabilidade

Quando o assunto é sustentabilidade, é importante que a sociedade mantenha a harmonia com a natureza e para isso é preciso:

  1. ser ecologicamente correto: Isso significa não esgotar os recursos da natureza, tratar o meio ambiente com respeito, cuidar para que exista um equilíbrio entre o que retiramos da natureza e o que oferecemos em troca.

Para isso, você precisa usar somente a quantidade de água e energia necessária para as atividades, evitando desperdícios; priorizar transportes públicos ou bicicletas; consumir produtos que não tenham embalagens excessiva e que sejam de empresas que cuidem para que seus processos não ameacem a natureza e da saúde física e mental de seus trabalhadores; fazer coleta seletiva em casa e no trabalho; e reciclagem e reutilização dos materiais.

  1. ser economicamente viável: O desenvolvimento sustentável precisa estar em equilíbrio com o desenvolvimento econômico. Por isso é importante buscar meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente. Não é por acaso que a preocupação com a Sustentabilidade está presente também no mundo corporativo.

Você já ouviu por aí a sigla ESG? Ela é uma sigla em inglês que traduzida, significa o comprometimento de uma empresa com a sua Governança Ambiental, Social e Corporativa. É meio que uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais. Em outras palavras, ESG corresponde a como as empresas estão trabalhando e se organizando em prol dos fatores sociais, ambientais e de governança, tudo isso em sintonia com o tripé da sustentabilidade. Dessa forma, ninguém fica de fora desta jornada.

Para além disso, pode-se dizer que a sustentabilidade está relacionada com a ideia de continuidade, para que se tenha equilíbrio ao longo do tempo. Por isso, é importante que pesquisas sejam realizadas para desenvolver meios que tornem economicamente viável a reciclagem de um determinado material.

No meio desse processo, podem aparecer novas oportunidades de negócios tanto para pessoas, como para empresas. A reciclagem é um exemplo de ideia que pode ser usada no desenvolvimento sustentável, mas se o gasto com reciclagem de determinado material for maior que o de extrair o recurso bruto da natureza, esse processo não se torna economicamente viável e tende a não continuar.

Um exemplo que mostra como o desenvolvimento sustentável pode ser não só economicamente viável, mas também trazer vantagens, é o uso de lâmpadas fluorescentes, que resultam em uma economia de 80% na conta de luz porque ela dura dez vezes mais que as incandescentes e ainda gera resíduos menos poluentes para o meio ambiente. Outro exemplo é a reciclagem de alumínio que poupa recursos naturais não renováveis e recicla mais de 450 mil t/ano, consumindo mais de 17 bilhões de latas de alumínio que seriam jogadas no lixo. Hoje mais da metade do alumínio consumido no país é reciclado, muito acima da média mundial que gira em torno de 25%, veja as iniciativas da JSP Brasil 

3. ser socialmente justo: Isso envolve ética, justiça social, educação de qualidade, trabalho decente para todos, solidariedade e considerar que nosso planeta é um só e que cada ação afeta a todos. Um exemplo disso é o uso de transporte coletivo como um meio sustentável de diminuir a quantidade de carros e, consequentemente, a poluição atmosférica. Porém, além de ser de qualidade, esses meios de transporte precisam ter mecanismos que o deixem acessíveis e confortáveis para o uso de todos, inclusive de idosos e de pessoas com restrição de movimento. Desse modo, as ideias e as tecnologias que têm a sustentabilidade como foco, devem levar em conta também classes e grupos menos favorecidos.

Ainda no pilar social,  ser culturalmente diverso: Isso significa valorizar a diversidade, promover relações de respeito com todos e gerar benefícios para todos. Por exemplo, para uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade, é importante que ela tenha espaço para cidadãos de classes sociais, religião, cor, idade e orientação sexual diferentes. Colocar o ser humano em primeiro lugar, assim como o seu conforto, a sua saúde e a sua valorização, é sustentável para todos! E faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Procure saber mais sobre eles e faça também, a sua parte.

Texto: IZA Valadão, Enga. Civil, Ph.D e Profa. UFF

MEIO AMBIENTE

A JSP Brasil, tem como iniciativa o consumo de energia elétrica gerada por pequenos produtores auxiliando a expansão do setor elétrico, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, por meio da redução das emissões de carbono na atmosfera.  O consumo de energia de fontes renováveis, substituímos nossas empilhadeiras a gás por elétricas e, lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led, bem como, investimentos em estação de tratamento dos efluentes, que trata toda a água usada no processo para ser reutilizada.